Por que Não Guardo o Sábado


por que não guardo o sábado !PORQUE NÃO GUARDO O SÁBADO
UM ESTUDO DOUTRINÁRIO SOBRE A LEI E A GRAÇA
DEFESA DA FÉ
SABATISMO
A LEI E A GRAÇA
A lei foi feita para ser obedecida integralmente. Mas como é impossível a obediência humana chegar ao ponto da perfeição, todos falhamos e nos tornamos culpados diante dela. Neste ponto revela-se a graça: Jesus Cristo assume o seu papel, cumpre toda a lei e apresenta-nos uma nova lei, superior, a do Espírito. Desde então é Cristo quem dirige a vida cristã e a aperfeiçoa.
OS TEMPOS CRIADOS POR DEUS
1) Inocência (Adão e Eva)
2) Conciência (Ant-diluviana)
3) Governo Humano(Pós-diluviano)
4) Patriarcal(Abraão)
5) Lei (Do monte Sinai ao Calvário)
6) Graça (Pós- Calvário)
A lei era a sombra das coisas futuras. O ritual da lei apontava para Jesus. Com a vinda do Senhor foi abolido o cerimonial, ficando para ser cumprido a a parte moral por isto Jesus disse que veio para cumprir a lei. Neste ponto Jesus ampliou sua aplicação Mt 5.21-48. Por serem fundamentos da lei os dez mandamentos continuam válidos e atuais porém o novoo testamento fala de todos menos do quarto para ser cumprido o sábado isto porque a igreja dos tempos dos apóstolos inicia a celebração do culto no primeiro dia da semana, no domingo dia em que Jesus ressucitou dos mortos para nossa justificação. Esse dia ficou sendo chamado dia do Senhor e passou a ser considerado dia de descanso e adoração como era o sábado judaico.
O GRANDE MANDAMENTO
Ao responder a um dos escribas sobre qual era o maior dos mandamentos, o Senhor Jesus respondeu serem dois: Amar a Deus de todo coração e amar ao próximo como a ti mesmo, não citou o mandamento do sábado, se o mandamento do sábado fosse maior como afirma a profetisa Hellem White o Senhor Jesus diria que o maior mandamento é guardar o sábado Mc 12.28.
UM ESTUDO SOBRE A TRADIÇÃO DOS ANCIÃOS Mc 7.11-13
Mc 7.11-13 * Dt 21.18 – O que transgride um só mandamento é culpado de toda a lei Gl 5.3,4 seremos justificados pela fé e não pelas obras da lei Gl 2.21 * Gl 3 * Rm 3.19,20 * Rm 5.13 * Rm 7 * Rm 10.4.
Os que vivem pela lei estão debaixo da maldição do pecado. Alimento Rm 14.20,22.
Quanto ao alimento o apóstolo Paulo nos diz que não devemos, destruir a obra de Deus por causa da comida Rm 14.20, e que o reino de Deus não é comida nem bebida mas justiça, paz e alegria no Espírito, o sangue de animais é o único tipo de alimento que o apóstolo manda a igreja se absterAt 15.28,29 isto porque entre todos é o único que representa a vida Lv 17,14 e em Lv 17 Deus não fala só para Israel, mas também para o estrangeiro Lv 17,12 por isso o abster-se do sangue foi levado em consideração na assembléia da igreja em Jerusalém At 15.28,29.
As leis que falam sobre alimentos impuros de Leviticos 11 era para os judeus, nós como gentios que éramos estamos livres de tais mandamentos At 15.7,11. Não podemos julgar a ninguém pelo tipo de comida, antes devemos tolerar a fé individual de cada um, Rm 14.22. Debater sobre tal assunto é se entregar a fábulas Tt 1.14.
REFUTAÇÕES DOUTRINÁRIAS
Não seremos salvos pelas obras Ef 2.8,9 * Gl 2.16.
A lei e seus mandamentos foram abolidos na cruz por Jesus Ef 2.15.
A família de Deus está edificada sobre o alicerce dos apóstolos, a igreja surgiu com os apóstolos, as igrejas dos apóstolos não guardavam o sábado Ef 2.20.
RAZÕES PARA NÃO GUARDAR O SÁBADO
1) O sábado ficou para ser guardado como cerimonial perpétuo apenas para as gerações de Moisés Ex 31.16,17 * Ex 12.14,15 * Lv 23.21.
2) A lei foi para os judeus até que viesse o Cristo.
3) No novo concerto sob o qual estamos, não existe mandamento para guardar o sábado, embora encontremos os outros nove. Mt 5.21,28.
4) Deus aborrece o sábado porque envolve um preceito cerimonial, carente de fé Is 1.13,14 * Gl 2.19 e 3.24.
ALGUNS FATOS DA HISTÓRIA E DOUTRINA ADVENTISTA
_ Os adventistas marcaram várias datas para a volta de Jesus.
_ Afirmaram que após a morte e antes da ressurreição os mortos dormem, a
bíblia fala que os justos descansarão concientemente, no seio de Abraão enquanto os ímpios sofrerão no hades. Lc 16.22.
_ Os sabatistas negam conciência pós-morte, em Fl 1.23, Paulo fala que ao morrer estará com Cristo, estará com Cristo morto e inconciente? II Co 5.1-8 * Ap 6.9,10.
_ Os sabatistas afirmam que os pecadores e o pecado serão exterminados. A bíblia fala que haverá um julgamento, até mesmo para os perdidos, serão todos pecadores julgados e lançados no lago de fogo e enxofre, onde passarão por tribulações. Rm 2.6-9 * Ap 2.10,13.
O Teólogo e exegeta Gordon D. Fee aponta seis diretrizes para a compreensão do relacionamento entre o cristão e a lei do Antigo Testamento como seguem:
1) A lei do Antigo Testamento é uma aliança. Portanto, é um contrato entre duas partes; ao caso, entre Deus e Israel. Na Antiguidade eram comuns essas alianças, ou seja, um chefe supremo, poderoso, fazia aliança com um servo e este era obrigado a lhe ser leal. Deus usou essa analogia e foi um pacto dessa natureza que fez com Israel.
2) O Antigo Testamento não é nosso Testamento. Este representa, portanto, uma velha aliança que não somos obrigados a cumprir a não ser as leis que foram renovadas ou reformuladas na Nova Aliança. Por exemplo, a lealdade continua sendo requerida de nós, o que foi mudado foi o modo como devemos demonstrar essa lealdade.
3) Algumas estipulações da Antiga Aliança claramente não foram renovadas na Nova Aliança, especialmente algumas leis civis e as leis e rituais dos israelitas. Por exemplo o sacrifício de animais, visto que o sacrifício de Jesus foi perfeito diante de Deus.
4) Parte da Velha Aliança é renovada na Nova Aliança. Essa questão está relacionada a alguns princípios da lei ética do Antigo Testamento, pois estes são reafirmados no Novo Testamento e, portanto, devem ser plenamente obedecidas pelos cristãos.
5) A totalidade da lei do Antigo Testamento ainda é a Palavra de Deus para nós, ainda que não continue sendo o mandamento de Deus para nós.
6) Somente aquilo que é explicitamente renovado da lei do Antigo Testamento pode ser considerado parte da lei de Cristo no Novo Testamento, como é o caso, por exemplo, dos dez mandamentos.
Para concretizar este estudo quero apontar ainda algumas diretrizes hermenêuticas, dadas por Fee, que considero serem essenciais para a boa compreensão do Antigo Testamento:
Veja a lei do Antigo Testamento como a palavra plenamente inspirada de Deus para você. Não veja a lei do Antigo Testamento como mandamento direto de Deus dirigido a você.
Veja a lei do Antigo Testamento como base da Antiga Aliança, e, portanto, a história de Israel. Não veja a lei do Antigo Testamento como obrigatória para os cristãos da Nova Aliança, a não ser onde for especificamente renovada.
Veja a justiça, o amor e os altos padrões de Deus revelados na lei do Antigo Testamento. Não se esqueça de ver que a misericórdia de Deus é feita igual à severidade dos padrões.
Não veja a lei do Antigo Testamento como completa. Não é tecnicamente abrangente. Veja a lei do Antigo Testamento como um paradigma que fornece exemplos para a gama inteira do comportamento que se espera.
Não espere que a lei do Antigo Testamento seja frequentemente citada pelos profetas nem pelo Novo Testamento. Lembre-se de que a essência da lei (os dez mandamentos e as duas leis principais) é repetida pelos profetas e renovada no Novo Testamento.
Veja a lei do Antigo Testamento como dádiva generosa a Israel, Trazendo muitas bênçãos quando é obedecida. Não veja a lei do Antigo Testamento como um agrupamento de regulamentos arbitrários e irritantes que limitam a liberdade das pessoas.
CONCLUSÃO
De tudo que se examinou até aqui a síntese é esta, nós como cristãos e participantes da graça que há em Cristo Jesus, não temos qualquer obrigação com aquilo que é exclusivamente um mandamento para Israel.
O sábado então, tem um significado interessante do ponto de vista da teologia, ensina um principio essencial à humanidade, o descanso.
Esse principio exemplificado por Deus no Gênesis, quando da criação livra-nos da auto-destruição; não fosse a revelação descrita com muita propriedade por Moisés em Gênesis 2.2 a humanidade, especialmente os de nossa geração se auto-destruiriam com as muitas atividades, de ordem física e intelectual.
Sintéticamente assume-se neste estudo que o sábado cristão não é o sábado propriamente dito mas um dia independente de sua nomenclatura em que o ser-humano descansa.

Sobre o Autor:
Ministro Sinoel Reis, presbitero da Assembléia de Deus Utinga em Santo André - Formado em Missiologia pela Faculdade Faifa(Faculdade da Igreja Ministério Fama) e pregador Itinerante.